segunda-feira, 15 de setembro de 2014

CONVERSA ABSTRATA” NO ÁLVARO GUIÃO - Surpreendente Encontro de Artistas Propõe Salas de Artes na Escola Pública - Exposição “Cavaleiro Azul em Marcha” - Artista plástico abstracionista Rodrigo Mello - Alfonso Luciano (artista plástico) e Artur Cimirro (músico, compositor e crítico de arte) = Conversa nada Abstrata da Flauta com o Violino - Arte - Música - Projeto Cor e Magia (Arte na Escola) - Curso na Oficina Cultural - Paulo Penalva Mancini

Grupo-Ambiente relacionado : AMBIENTE CULTURAL - O conhecimento como vivência.

“CONVERSA ABSTRATA” NO ÁLVARO GUIÃO
Por Paulo Mancini
Setembro a novembro/2014 

 Surpreendente Encontro de Artistas Propõe Salas de Artes na Escola Pública

             Na última quinta-feira, 11 de setembro, a Escola Estadual Dr. Álvaro Guião, em decorrência do projeto “Quarentena em Arte” e da Exposição “Cavaleiro Azul em Marcha” idealizados pelo artista plástico abstracionista Rodrigo Mello, realizou o evento intitulado “Conversa Abstrata: Música, Pintura, Formas e Filosofia”, que reuniu, além do próprio Rodrigo Mello,  os artistas Alfonso Luciano (artista plástico) e Artur Cimirro (músico, compositor e crítico de arte).

            O evento teve a felicidade de reunir pela primeira vez estes artistas para dialogar junto com estudantes da terceira série do ensino médio da E.E. Dr. Álvaro Guião, e demais convidados da comunidade são-carlense, sobre história da arte e o significado e relevância do abstracionismo na Arte.


A  Conversa nada Abstrata da Flauta com o Violino

             Mas, a “Conversa Abstrata” também proporcionou outro primeiro encontro concreto, entre dois artistas, músicos, e estudantes da E.E.Dr. Álvaro Guião. Instados pela Profª Rosemeire Carvalho da Costa (educação artística), Lucas Vítor Martins, (violino) e Samuel G. Martins (flauta), integrantes do Projeto Guri, aceitaram o desafio de tocarem juntos pela primeira vez, a peça barroca “Cânone” (1680) de Johann Pachelbel, para ilustrar o evento. A peça, segundo Artur Cimirro, inicialmente composta para três violinos e violoncelo, teve uma interpretação em flauta (Samuel) e violino (Lucas) que compôs de forma muito rica com o clássico ambiente histórico do anfiteatro do Álvaro Guião, agradando sobremaneira todos os participantes.


Rodrigo Mello e o “Cavaleiro Azul em Marcha”     

             Após a singela apresentação dos estudantes, Rodrigo Mello expôs aos presentes um pouco de seu processo criativo e de sua história profissional como artista plástico, desenvolvida a partir do ano 2000, após ter se formado em administração de empresas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e, por vários anos, ter atuado profissionalmente na capital carioca. Vítima de um assalto naquela cidade, volta para São Carlos, onde inicia através da pintura um processo de reposicionamento e resignificação de sua vida, apoiado principalmente pela filosofia do “Cavaleiro Azul”, criada pelo artista plástico Vassily Kandinsky (Moscou, 1866; Paris, 1944), que em 1912, escreveu a obra “O Espiritual na Arte”. O artista, segundo esta filosofia,  capta e recupera imagens que vivenciou ainda em planos espirituais originais e em alguns momentos, de elevado auto desprendimento, consegue ‘desbloquear’ e ‘jogar’ na tela estas imagens.     


Alfonso e o “Prelúdio em Outono” tridimensional

             Uma grande e bela surpresa foi criada e trazida ao evento pelo artista plástico Antonio Alfonso Luciano - que desenvolve técnica própria de escultura em aramado moldado e trabalha tanto o figurativo como o abstrato em sua arte -, que trouxe para  uma reprodução tridimensional da tela “Prelúdio em Outono”, última obra de Rodrigo Mello, feita em arame e resina,  cujo design, leveza e fidelidade à tela original, surpreendeu e encantou a todos.                             


Artur Cimirro – da Gênese da Arte ao gosto pessoal

             Contextualizando todo o evento o compositor e crítico de arte, Artur Cimirro, gaúcho, radicado em São Carlos já há alguns anos, fez uma síntese da história da arte, iniciando sua palestra com a formação do Universo, até os nossos dias, demonstrando com uma profusão de informações e imagens históricas nas áreas de música, pintura, literatura, escultura, ciência e filosofia, à relevância da arte na vida humana. Segundo Artur Cimirro, a arte é precursora da religião, da própria vida social, da ciência e da filosofia. Para ele, o abstrato, o simbólico, é indissociável à arte.

             No próximo mês de novembro, por ocasião do aniversário da cidade de São Carlos e da Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda – cujo Coordenador Tuca Spaziani, também esteve presente na “Conversa Abstrata” – o compositor e virtuose Artur Cimirro (www.arturcimirro.com.br) estará oferecendo um minicurso de três palestras sobre História da Arte, e apresentação de um concerto com peças de sua autoria e de outros compositores.  É um privilégio São Carlos contar com um artista com o talento e o profundo conhecimento e didática do Artur Cimirro. Se inscrevam já na Oficina Cultural os interessados.                       


Projeto Cor e Magia (Arte na Escola) uma Reivindicação Política

             Uma reivindicação bastante concreta também foi feita no “Conversa Abstrata” dessa última quinta.  O período eleitoral, ofereceu um ótimo clima para lançamento de um abaixo-assinado que, com base no Projeto Cor e Magia (Arte na Escola) idealizado por Rodrigo Mello, reivindica que todas as escolas públicas brasileiras implementem um Centro de Arte e Cultura, iniciando com a implantação de uma Sala de Arte. Arte, Ciência e Cultura não podem estar desvinculadas no processo de formação de nossa  juventude . A Profª Lucinei Tavoni, diretora da E.E.Dr. Álvaro Guião, que com entusiasmo acolheu e apoiou a proposta da “Quarentena em Arte no Álvaro Guião”, manifestou-se solidária à reivindicação e comprometeu-se a estudar seriamente a possibilidade de recriar na E.E.Dr. Álvaro Guião uma Sala de Artes, que existia no projeto original da “Escola Normal”, iniciada em 1916.  


A Exposição “Cavaleiro Azul em Marcha” vai até 15 de outubro de 2014

             A exposição “Cavaleiro Azul em Marcha” de Rodrigo Mello – organizada com a contribuição fundamental do Profº José Milton Figueirdo da E.E.Dr. Álvaro Guião -,  a reprodução de “Prelúdio em Outono” do artista plástico Alfonso Luciano, bem como o abaixo- assinado com o pleito de Centro de Arte e Cultura em todas escolas públicas, encontram-se no saguão (monumental) da E.E.Dr. Álvaro Guião, até o dia 15 de outubro de 2014, aberto a todos interessados, de segunda a sexta-feiras, das 7h da manhã às 21h30, com entrada pela Av. São Carlos, ao lado da rua São Sebastião.    

Texto produzido por Paulo Mancini 12/09/2014

Participe no Grupo Eventos e Atividades Sanca para receber em seu email as atualizações !!
https://groups.google.com/forum/#!forum/eventoseatividadessanca


Grupo-Ambiente relacionado : AMBIENTE CULTURAL - O conhecimento como vivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos primeiro dias os comentários são liberados.

Use para informar sobre eventos e atividades para os próximos dias !!

Comente !!