terça-feira, 28 de outubro de 2014

MÚSICA E ARTE COM ARTUR CIMIRRO - PALESTRAS, RECITAL, MASTER-CLASSES E LANÇAMENTO DE LIVRO "CURUPIRA", de Anita Cimirro



MÚSICA E ARTE COM ARTUR CIMIRRO - PALESTRAS, RECITAL, MASTER-CLASSES E LANÇAMENTO DE LIVRO
Na antiguidade, as ninfas protegiam as florestas; há algumas décadas e nas mentes dos caboclos, o Curupira é o protetor das matas; e na atualidade, os homens acreditam em que, ou em quem, como protetor das remanescentes florestas do planeta ? A apresentação do livro "O Curupira", de Anita Cimirro, será uma das atividades desta rica sequência de dias culturais.



INSCRIÇÕES ATÉ 31 DE OUTUBRO (EVENTOS GRATUITOS)


Na Oficina Cultural....palestras, música, arte, livro....

O projeto “Música e Arte com Artur Cimirro” tem a finalidade de dar ao público um embasamento mais direto sobre as questões da música e de outras linguagens artísticas, desligando-o do ponto de vista mercadológico-midiático e apresentando uma rede de informações que contribuam para a sua formação como espectador ou estudante das artes. Estruturado em três momentos, o projeto de Artur Cimirro abre com palestras que apresentam exemplos sonoros e visuais sobre arte, música, filosofia, história e assuntos correlatos. As palestras serão seguidas por um recital de piano, com obras clássicas que percorrerão a história da música e pontuarão as características de cada época de maneira cronológica. O projeto culminará com um master class voltado ao aprimoramento técnico de estudantes de piano.

Pianista e compositor erudito, Artur Cimirro é reconhecido internacionalmente e já foi comparado aos maiores virtuoses do piano de todos os tempos, como Franz Liszt e Vladimir Horowitz. A convite de festivais, conservatórios e universidades, tem se apresentado no mundo todo e conquistado diversos prêmios. Na Austrália, gravou o CD e o DVD “Cimirro Plays Stuart & Sons in Terra Australis”, com composições feitas especialmente por ele para serem executadas em piano de 102 teclas e quatro pedais. Cimirro também é crítico de arte e estudioso de história e filosofia, assuntos amplamente abordados em suas aulas e palestras. Na ocasião serão lançados os livros "Curupira" de Anita Cimirro e "Sistema Científico de Interpretação ou Hermenêutica Musical" de Artur Cimirro .

www.arturcimirro.com.br


Programa:

Palestras
10, 11 e 13/11 – segunda, terça e quinta-feira – 19h às 21h
Público: interessados a partir de 15 anos
Inscrições: 7 a 31/10
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas por palestra

Dia 10: Introdução à história da música

Dia 11: Influência das outras artes na música

Dia 13: O gosto como um inimigo da arte e o sistema científico de interpretação musical


Recital de Piano / Lançamento do livro “Curupira”
19/11 – quarta-feira – 20h
Classificação: livre
150 lugares

O recital de piano de Artur Cimirro terá uma atração adicional: a escritora Anita Cimirro lançará o livro "Curupira", um romance curto que revitaliza a famosa lenda brasileira, envolvendo-a com o povo simples e ingênuo de uma pequena cidade, sob a trilha sonora lânguida e misteriosa do Urutau, a ave que acompanha o Curupira. Com capa do artista plástico Sérgio Almeida, o livro é acompanhado de CD com a gravação em piano do poema sinfônico "Curupira" Op.18, composto por Artur Cimirro. Vencedora do Prêmio de Literatura Rui Menezes, Anita Cimirro é também educomunicadora e jornalista: colunista do site Maisinterior, escreve para jornais, revistas, sites e blogs do Brasil e exterior. Em 2006, publicou "Aprendendo com a Mãe Terra: plantas medicinais, aromáticas e condimentares", sob o pseudônimo Nicete Campos; o livro, em versão revisada, ganhou edição em e-book em 2014. “Curupira” é o primeiro de uma série de contos baseados no folclore brasileiro.

Master Class de Piano
20 e 21/11 – quinta e sexta-feira –– 19h as 21h
Público: estudantes de piano, a partir de 15 anos
Inscrições: 7/10 a 31/10
Seleção: currículo e repertório que o candidato queira desenvolver
20 vagas

LOCAL
Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda

Rua São Paulo, 745 - Centro - Cep: 13560-340 - São Carlos/SP
Telefone: (16) 3372-8882(16) 3372-8882 / 3372-9624




Para receber as atualizações de Eventos e Atividades Sanca, inscreva o seu email em :
https://groups.google.com/forum/#!forum/eventoseatividadessanca
Para aparecer a opção de participar, antes faça login com sua conta do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos primeiro dias os comentários são liberados.

Use para informar sobre eventos e atividades para os próximos dias !!

Comente !!